fbpx
Esponja

11 erros comuns que cometemos na nossa cozinha e que são perigosos!

11 erros comuns que cometemos na nossa cozinha e que são perigosos!

Conheça os nossos Serviços

Somos uma empresa de Limpezas, sabemos como desinfetar a sua cozinha!
Share on facebook
Share on linkedin

Estes erros são cometidos por 9 em cada 10 pessoas

1- Pano no Lava-Loiça

Panos de Cozinha

Quase todos utilizamos utilizar um pano no lava-loiça que serve para limpar o lava-loiça após ser utilizado, para deixar escorrer a loiça, ou para limpar a bancada, este pode ser um verdadeiro antro de germes e bactérias. O ideal é que este pano seja lavado com detergente e que seja estendido para secar.

2- Lavar comida o Lava-loiça

Lavar Vegetais

Todos utilizamos o lava-loiça para lavar frutas e legumes. O que é anti-higiénico! O Lava-loiça, é um dos locais com mais germes, mais até que a nossa sanita! Isto porque é aí que se deposita toda a sujidade que tiramos dos nossos alimentos. Por este motivo utilize sempre uma bacia ou um escorredor e mantenha os alimentos longe do lava-loiça.

Para remover as bactérias, utilize umas gotas de lixivia em um litro de água, pode utilizar também umas gotas de água oxigenada ou vinagre dentro do lava-loiça.

3- Pano de Cozinha multiusos

Washing dishes

 

Quase todos nós temos o pano de cozinha que é multiusos, servem para limpar a loiça, limpar as mãos, limpar a mesa, pegar na panela quente. O correto será ter um pano para cada uma destas tarefas. Devendo trocá-los frequentemente.

4- Panela no frigorífico

Panela Frigorifico

 

Um erro grave é guardar comida no frigorífico dentro de panelas de alumínio, visto que este material é tóxico e pode contaminar os alimentos, será preferível utilizar recipientes de vidro, inox ou plástico.

5- Tábuas de Corte

Tábua de corte

 

As tábuas de madeiras, são utensílios a evitar, pois este material acumula muitos microorganismos. Prefira o vidro, plástico ou acrílico são mais higiénicas e mais fáceis de limpar. É recomendável ter duas tábuas, uma para carnes e peixes e outra para alimentos crus.

6- Caixote do Lixo

Caixote do Lixo

Se pensa que manter o lixo limpo basta mandar o saco fora, está enganado. É muito importante lavar o caixote do lixo pelo menos uma vez por semana, com detergente. Além disso, é aconselhável limpar o mesmo com um papel descartável com desinfetante para remover bactérias, fungos e eliminar o mau cheiro.

7- Sujidade difícil de limpar

Liquidificador

Muitos eletrodomésticos que utilizamos no nosso dia a dia são difíceis de limpar, porque têm muitos cantos, ou locais de difícil acesso, que se tornam quase impossíveis de limpar. É o caso do liquidificador, as pás da batedeira, as lâminas do liquidificador, entre outros, costumam acumular crostas de sujidade e, com isso, bactérias! Para limpar é preciso escovar bem e preferencialmente utilizar bons produtos desinfetantes.

8- Descongelar Comida

micro ondas

Quantas de nós não colocamos os alimentos a descongelar no lava-loiça, este é o maior erro que cometemos. Os alimentos devem ser descongelados dentro de um recipiente dentro do frigorífico. Esqueceu-se de descongelar, utilize o micro-ondas ou em alternativa coloque-a dentro de um saco bem fechado dentro de um recipiente com água.

9- Colher de pau

São nossas velhas conhecidas, utilizadas em quase todas as cozinhas. Mas este utensilio é dos mais perigosos em relação à contaminação. Os microrganismos fixam-se nas ranhuras da madeira e sobrevivem por longos períodos. Desta forma, as bactérias podem contaminar os alimentos, causando problemas à nossa saúde. Prefira colheres de silicone.

10- Enlatados no frigorifico

frigorifico

 

Evite guardar produtos enlatados no frigorífico. O contacto com o verniz utilizado no revestimento das latas (após a abertura com o abre latas) pode acelerar a oxidação do conteúdo da lata e causar, mesmo, contaminação a outros alimentos. O ideal é passar o conteúdo da lata para um outro recipiente, preferencialmente de vidro ou plástico e que possa ser tapado.

11- Esponja de Lavar Loiça Velha

Esponja

Muitas vezes a esponja de lavar loiça, podem sujar mais do que limpar. As esponjas velhas e sujas podem acumular até 100 milhões de bactérias e 8 milhões de fungos. Os especialistas recomendam que a esponja de lavar loiça deva ser fervida pelo menos 2 vezes por semana ou então mergulhá-la numa solução de lixivia por pelo menos 10 minutos.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Leave a Comment

Your email address will not be published.